O segundo semestre está repleto de festivais por aqui. Todos os meses têm pelo menos um grande festival, geralmente relacionado a um dos deuses. Desde que eu cheguei da Espanha aconteceram três, um em cada mês (Agosto, Setembro e Outubro).
O festival de agosto eu não sei o nome porque todas as placas estavam em hindi e o nome é super complicado, então não tenho a menor ideia como escrevê-lo com nosso alfabeto. Em todos os distritos há um lugar escolhido, onde alguém rico (ou um grupo deles) coloca dinheiro em um pote e o pendura por uma corda em um lugar super alto. Durante o dia inteiro, grupos enormes de homens chegam ao local e se organizam em forma de pirâmide humana para tentar alcançar o pote. Os grupos nunca conseguem alcançar e em alguns lugares eles retiram parte do dinheiro e diminuem a altura do pote no decorrer do dia. Aqui em Hiranandani eles não abaixaram o pote em nenhum momento, mas deram uma quantia em dinheiro a todos os grupos que conseguiram montar e desmontar a pirâmide, a uma certa altura determinada. O topo da pirâmide é sempre um menino de uns 6 anos mais ou menos e todos os anos pessoas morrem durante esse festival.
A maioria das festividades aqui está relacionada ao hinduísmo e seus deuses. Em setembro aconteceu o de Ganesha e em outubro o de Durga. Ambos os festivais são semelhantes. Alguém rico fornece uma estátua do deus e cada distrito tem uma área separada e ornamentada para receber o ídolo. O festival de Ganesha durou 11 dias e o de Durga 9. Durante esse tempo a estátua fica disponível para as pessoas visitarem e geralmente há algum tipo de jejum específico. No último dia do festival, as pessoas saem em "procissão" na frente dos carros ou caminhões (que carregam o ídolo) tocando bumbos, dançando e soltando fogos. O destino final da estátua é a água, então eles "jogam" o deus em algum lago, rio ou mar.
O festival de Ganesha tem uma proporção maior (e acredito que importância também) e muitas pessoas mantêm estátuas em suas casas durante o festival. O de Durga é marcado por músicas e danças todos os dias e muitas luzes e cores nos lugares onde ficam as estátuas.
Fiz várias perguntas sobre os três festivais. Desde de "qual é o motivo do festival das 'pirâmides humanas'?" até "porque se joga o deus na água?". Não tive nenhuma explicação descente e cada pessoa da uma resposta diferente. A conclusão que eu cheguei é que as pessoas não sabem o fundamento de nada e que fazem as coisas porque todo mundo está fazendo. E para mim, no fundo, todos os festivais são uma repetição da Roma antiga, onde os ricos dão alguma "diversão" aos pobres e assim os mantêm "no seu devido lugar". É uma triste realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário