quarta-feira, 17 de julho de 2013

O famoso trânsito caótico!

Depois de ficar horas dentro do carro essa semana resolvi escrever sobre o famoso trânsito da Índia. E é tão caótico quanto sua fama.

Para começar, Mumbai é uma cidade super populosa. É muita gente que precisa se locomover. E como consequência , são muitos carros nas ruas.
Para quem vem de países como o Brasil, por exemplo, a primeira dificuldade é olhar para o lado certo na hora de atravessar a rua. O trânsito aqui é mão inglesa, o que muda o lado de tudo. De vez em quando ainda me pego olhando para a esquerda primeiro.
Passando pela primeira dificuldade, é só aventura, porque atravessar determinadas ruas aqui é literalmente uma aventura (com muita adrenalina hehe). São tantos carros, riquixás, ônibus e motos que para chegar do outro lado da rua é preciso de muita atenção e coragem, tem que passar na frente dos carros mesmo e torcer para eles pararem.
Os riquixás e as motos são os piores. São muitos e estão sempre tentando ultrapassar pelos lugares mais inimagináveis, então muitas vezes nem vejo eles chegando. Os ônibus são muito velhos e dependendo do horário fica tão lotado que as portas nem fecham.


A foto não ficou grandes coisas porque tirei de dentro do carro em dia de chuva, mas esse é o ônibus municipal.

Algumas ruas são muito ruins e as rodovias e estradas são muito piores, além do agravante de caminhões circulando. Todos os caminhões e alguns ônibus têm aquele triângulo sinalizador na frente ou no vidro. Eu perguntei a um motorista o porquê e a resposta foi que o sinalizador é para os caminhões serem vistos a noite, o que me faz crer que muitos deles não tem iluminação adequada para circular nessa hora.



A cidade tem poucos semáforos e os que existem não são muito respeitados. Várias ruas tem contornos em lugares super inapropriados, o que deixa o trânsito ainda pior. E as faixas pintadas na pista não significa nada!!! Então em pistas que tem duas faixas, sempre tem três carros lado a lado e em pista com três faixas são quatro carros. Isso sem considerar motos e muitas vezes riquixás. O lema aqui é "sempre cabe mais um".
Tentar ir a qualquer lugar entre cinco e oito horas da noite é um pesadelo. O horário de trabalho aqui, geralmente, vai até às cinco da tarde, então "todos" os carros de Mumbai estão na rua. Na terça cometi esse erro e sai de um lugar um pouco depois das cinco. Levei duas horas para chegar em casa num percurso que me levou quarenta minutos na ida. 
E o maior pesadelo são as buzinas. Eles AMAM buzinar!!!!!! Buzinam para tudo e o tempo todo!!!! Ficar na calçada perto de um cruzamento movimentado é insuportável (já tive essa experiência). 
Outra coisa irritante é que os carros sempre estão muito colados. Eles param tão próximos que às vezes não dá para uma pessoa passar entre eles. E pra gente que está dentro do carro dá para ficar com enjoô, porque é tanto acelera e freia, acelera e freia que o corpo é jogado pra frente e para trás várias vezes. 
Mas apesar de toda essa loucura, é muito difícil acontecer acidentes com gravidade aqui. Tenho duas teorias: a primeira é que são tantos carros que não tem como andar muito rápido; e a segunda é que mesmo nessa bagunça toda eles se entendem muito bem, sabendo quando pode acelerar e quando deve freiar. Mas pequenos acidentes como arranhões no carro e batida no retrovisor acontecem toda hora e são inevitáveis.

E é por todos esses motivos (mais a dificuldade para estacionar) que todos os estrangeiros e os indianos com mais dinheiro têm motoristas. É uma profissão super comum, muito utilizada e muito necessária!!!!! hehe

*******************************************************

Nota extra do dia: Vou fazer um curso de espanhol na Espanha!!!!! =) Vou ficar 4 semanas e estudar cada semana em uma cidade diferente. Estou super animada!!! Começo o curso no dia 29 de julho, então em breve esse blog será "eu no ocidente" hehe. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário