segunda-feira, 22 de julho de 2013

Espanha

Como escrevi no final do outro post, na quinta feira estarei viajando!
Durante algum tempo pesquisei bastante sobre cursos de idiomas e achamos que fazer um curso de espanhol na Espanha seria muito bom para mim e uma boa oportunidade para vivenciar novas experiências.
Após muita pesquisa e trocas de emails, encontrei uma escola que possui filiais em várias cidade espanholas e permite que se estude em diferentes cidades. Então achei a oportunidade de estudar espanhol e ao mesmo tempo conhecer várias cidades maravilhosa!!!!
Entre as cidades que a escola oferece escolhi quatro e vou passar uma semana em cada. Meu roteiro é: Salamanca - Madri - Sevilha - Barcelona.
Saio de Mumbai na quinta tendo como destino Roma. Vou aproveitar a oportunidade que minhas lindinhas Mariá e Manu estão a passeio na Europa e vou encontrá-las. Fico em Roma até domingo, quando pego o avião para Madri.
Estou super animada e um pouco ansiosa também. Sempre gostei de espanhol e conhecer a Espanha é um sonho de muito tempo. Vou sozinha, então vai ser uma aventura e tanto!!!!
Não sei como vai ser meu acesso a internet, mas vou tentar postar fotos e falar um pouco sobre cada cidade.

=D
Beijos!!!!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O famoso trânsito caótico!

Depois de ficar horas dentro do carro essa semana resolvi escrever sobre o famoso trânsito da Índia. E é tão caótico quanto sua fama.

Para começar, Mumbai é uma cidade super populosa. É muita gente que precisa se locomover. E como consequência , são muitos carros nas ruas.
Para quem vem de países como o Brasil, por exemplo, a primeira dificuldade é olhar para o lado certo na hora de atravessar a rua. O trânsito aqui é mão inglesa, o que muda o lado de tudo. De vez em quando ainda me pego olhando para a esquerda primeiro.
Passando pela primeira dificuldade, é só aventura, porque atravessar determinadas ruas aqui é literalmente uma aventura (com muita adrenalina hehe). São tantos carros, riquixás, ônibus e motos que para chegar do outro lado da rua é preciso de muita atenção e coragem, tem que passar na frente dos carros mesmo e torcer para eles pararem.
Os riquixás e as motos são os piores. São muitos e estão sempre tentando ultrapassar pelos lugares mais inimagináveis, então muitas vezes nem vejo eles chegando. Os ônibus são muito velhos e dependendo do horário fica tão lotado que as portas nem fecham.


A foto não ficou grandes coisas porque tirei de dentro do carro em dia de chuva, mas esse é o ônibus municipal.

Algumas ruas são muito ruins e as rodovias e estradas são muito piores, além do agravante de caminhões circulando. Todos os caminhões e alguns ônibus têm aquele triângulo sinalizador na frente ou no vidro. Eu perguntei a um motorista o porquê e a resposta foi que o sinalizador é para os caminhões serem vistos a noite, o que me faz crer que muitos deles não tem iluminação adequada para circular nessa hora.



A cidade tem poucos semáforos e os que existem não são muito respeitados. Várias ruas tem contornos em lugares super inapropriados, o que deixa o trânsito ainda pior. E as faixas pintadas na pista não significa nada!!! Então em pistas que tem duas faixas, sempre tem três carros lado a lado e em pista com três faixas são quatro carros. Isso sem considerar motos e muitas vezes riquixás. O lema aqui é "sempre cabe mais um".
Tentar ir a qualquer lugar entre cinco e oito horas da noite é um pesadelo. O horário de trabalho aqui, geralmente, vai até às cinco da tarde, então "todos" os carros de Mumbai estão na rua. Na terça cometi esse erro e sai de um lugar um pouco depois das cinco. Levei duas horas para chegar em casa num percurso que me levou quarenta minutos na ida. 
E o maior pesadelo são as buzinas. Eles AMAM buzinar!!!!!! Buzinam para tudo e o tempo todo!!!! Ficar na calçada perto de um cruzamento movimentado é insuportável (já tive essa experiência). 
Outra coisa irritante é que os carros sempre estão muito colados. Eles param tão próximos que às vezes não dá para uma pessoa passar entre eles. E pra gente que está dentro do carro dá para ficar com enjoô, porque é tanto acelera e freia, acelera e freia que o corpo é jogado pra frente e para trás várias vezes. 
Mas apesar de toda essa loucura, é muito difícil acontecer acidentes com gravidade aqui. Tenho duas teorias: a primeira é que são tantos carros que não tem como andar muito rápido; e a segunda é que mesmo nessa bagunça toda eles se entendem muito bem, sabendo quando pode acelerar e quando deve freiar. Mas pequenos acidentes como arranhões no carro e batida no retrovisor acontecem toda hora e são inevitáveis.

E é por todos esses motivos (mais a dificuldade para estacionar) que todos os estrangeiros e os indianos com mais dinheiro têm motoristas. É uma profissão super comum, muito utilizada e muito necessária!!!!! hehe

*******************************************************

Nota extra do dia: Vou fazer um curso de espanhol na Espanha!!!!! =) Vou ficar 4 semanas e estudar cada semana em uma cidade diferente. Estou super animada!!! Começo o curso no dia 29 de julho, então em breve esse blog será "eu no ocidente" hehe. 


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Hiranandani - Powai

Hoje vou falar um pouco sobre a área onde moro. Explicar como Mumbai se divide é um pouco complicado porque eu não entendo direito. Tenho duas teorias: a primeira (que eu acho que é a certa) é que Mumbai na verdade é como a "grande Rio", onde tem várias cidades ao redor (incluindo Powai) e essas "pequenas" cidades se dividem em bairros; e a segunda (que eu prefiro hehe) é que Mumbai se divide em vários bairros e esses também se dividem em áreas menores.

Eu moro em Hiranandani Gardens - Powai. É uma área relativamente nova em Mumbai e uma das principais escolhas de estrangeiros. Os prédios são mais bem conservados (apesar de muito sujos) e a arquitetura é totalmente diferente de outras áreas em Mumbai. As ruas têm muitas árvores o que deixa a região bem agradável. É a área menos suja de Mumbai (entre todas que eu já fui) e para mim é o melhor lugar para se viver nessa imensa cidade!!!! 

Essa é a vista da minha rua pela minha janela.



Eu moro no 16° andar e tenho, provavelmente, uma das melhores vistas de Mumbai. Não é a praia de Copacabana, mas da minha janela eu vejo o lago Powai.



Do lado do meu prédio fica um pequeno clube. Como escrevi antes o Forest Club tem academia, piscina, quadra "indoor" de tênis e squash, salas para aulas de dança e um centro de medicina ayuvérdica.


Andando uma rua a gente encontra tudo o que precisa. Virando a esquerda encontramos pequenas lojas que vendem de tudo!!!! Carne, fruta, sorvete, vinho, bebidas, tortas... Já virando a direita estão os restaurantes, supermecados e um pequeno shopping. Tem várias franquias internacionais como Subway e Dominos, além de vários tipos de comida.


A 10 minutos de carro fica um shopping grande, que é onde vamos ao cinema e onde tem o Manchester United Cafe. Também perto de onde moramos fica um hospital famoso em Mumbai por seus muitos prêmios.

Uma das ruas de acesso ao nossa prédio foi pavimentada com uma árvore no meio da pista!!! É inacreditável!!!! E é como a gente sabe que entrou na rua certa.


A área do nosso prédio tem vários esquilos. Eles são muito fofos, mas como estamos na época das monções eles quase não aparecem. Tentei tirar foto de um mas não consegui chegar muito perto. Então a foto ficou quase um "Onde está Wally?" hehehe.



Eu adoro a área onde moramos. Para mim é o melhor lugar para se morar em Mumbai. Não é tão sujo e tem tudo perto.


Comentário extra do dia: Maria nasceu!!!!!! Agora tenho duas princesinhas!!! Super feliz!!!! Famílias Ribeiro e Lima crescendo. Saudades de todos....


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mais Brasil!!!

No último post escrevi sobre como conheci alguns brasileiros aqui. Acontece que no fim de semana conheci mais brasileiros!!!! E como eu estou feliz!!!! Acho que dessa vez o Kyle aprende português!!! hehe

No sábado nós saímos com Marina, Kalline e o esposo Lohan (francês). Tivemos uma tarde ótima e conhecemos vários lugares novos!!! A Kalline conhece vários brasileiros que moram no mesmo condomínio de prédios. Uma das brasileiras, Cíntia, nos convidou para um lanche a noite na sua casa e foi assim que conhecemos mais um grupo brasucas.
Nossa noite foi maravilhosa!!!! E todo o grupo foi muito simpático. A maioria é de São Paulo (só a Kalline que é do Ceará). Alguns estão aqui a trabalho e outros acompanhando o cônjuge. Conversamos muito sobre o Brasil e sobre experiências de cada um aqui em Mumbai.


No domingo nós convidamos a Sarojini e o Daniel para passarem o dia conosco. Eles vieram com as melhores roupas e ainda trouxeram flores para mim.


Saímos para almoçar e depois fomos jogar boliche. Foi um dia muito legal e o Daniel se divertiu demais!!!!


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Brasileiros na Índia!!! uhull

Depois de um mês nessa terra, finalmente conheci alguns brasileiros!!!! E é muito bom ouvir português nas ruas de Mumbai. Então vamos a história de como isso aconteceu. hehe

No sábado, dia 29 de junho, eu e o Kyle fomos a um evento promovido pela InterNations. Esses eventos acontecem todos os meses com objetivo de reunir estrangeiros que vivem em Mumbai. A InterNations tem um site (de relacionamento) onde pessoas que moram no exterior podem se conhecer, sendo que as informações básicas do site são "de qual país você é?" e "em qual país você mora?". Então é o lugar perfeito pra encontrar um pouco de "casa" em terras estranhas. 
Voltando ao evento... Conheci pessoas de várias partes do mundo. Turquia, Italia, França, EUA, Japão, Coreia do Sul... e claro, do Brasil!!!! Éramos cinco do Brasil, eu, duas meninas e dois rapazes. E foi tão bom conversar em português!!!!! hehehe Uma das meninas, Marina, mora bem perto de mim e foi a pessoa com quem eu mais conversei durante a noite. Através dela, descobri que outras 4 brasileiras moram na minha região. A experiência foi muito boa e a oportunidade de conhecer pessoas de tantos lugares diferentes me deixou encantada!!! 

Ontem nós fomos jantar com a Marina e uma outra brasileira (que eu não conhecia), Kalline. Foi uma noite super agradável e com muito português!!!! Pude conhecer um pouco melhor as duas e descobri que a Kalline mora na minha rua. A Marina está aqui a trabalho já a Kalline veio acompanhando o marido também. E o melhor de tudo é que agora tenho duas companhias (além do Kyle), o que torna as coisas mais fáceis e a vida por aqui menos solitária. =)



E hoje é 4 de julho. Dia muito importante para mim e para o Kyle! Pra mim, porque seria o aniversário do meu avô lindão!!!!! E quanto saudade eu tenho dele!!! Que falta você faz Barbosa... E pro Kyle, porque é dia da Independência dos EUA. E ele está em busca de algum lugar pra comemorar o 4th July.

Mais um comentário extra: Fernandinha nasceu!!!! Super feliz com a nova princesa da família Ribeiro e um pouco triste por não poder estar perto. Agora é contar os dias pra conhecer Maria (a princesa da família Lima)!!!!  


Beijos!!!!