quinta-feira, 27 de junho de 2013

O que fazer...

Hoje decidi escrever um pouco sobre o meu (nada movimentado) dia a dia. hehe

Poucos dias depois de me gabar no post "Meu maior problema!!!" sobre como eu tenho bons anticorpos, foi a minha vez de passar mal. E como passei mal... Nunca senti nada parecido como naquele dia. Não foi nada duradouro e em menos de duas horas eu já estava bem e dormindo, mas a intensidade é incomparável. Acho que é uma experiência que só quem visita a Índia pode compreender. Graças a Deus foi um episódio único e espero não ter essa experiência novamente tão cedo!!!

Como muitos sabem, meu visto não me permite trabalhar ou estudar, já que teoricamente estou aqui como acompanhante do Kyle. Então minhas opções do que fazer aqui são meio restritas.

O Kyle está por aqui desde Janeiro, mas só comprou para casa o suficiente para o dia a dia dele. Então essa foi uma das minhas ocupações nessas primeiras semanas. Já conheço vários shoppings em Mumbai, apesar do meu objetivo ter sido sempre as lojas de produtos para casa. 

A academia tem sido meu escape. Ela fica num pequeno clube do lado do meu prédio então nem tenho desculpa para não ir. O "Forest Club" tem a sala de musculação, outras salas onde tem aulas de dança, piscina, quadra de tênis (indoor) e de squash, além de um centro de medicina ayurvédica (medicina indiana milenar). 

Quando a internet funciona, tenho pesquisado opções de cursos por aqui. Perto de onde moro fica o IIT (Indian Institute of Technology) e é uma das melhores faculdades de engenharia do mundo. Meus olhos brilham sempre que passamos perto ou leio sobre a universidade, mas para eu fazer qualquer curso lá preciso do visto de estudante. 
Até agora minhas pesquisas têm se direcionado a cursos de línguas. Entre as minhas opções, acho que aprender uma outra língua é a melhor delas por enquanto. Então estou pesquisando os cursos oferecidos e pensando seriamente em estudar mandarim.

Como escrevi antes, estamos na época das monções. Isso significa que chove todos os dias!!!! Durante uns 10 dias choveu muito e com ventos fortes, chegando a derrubar várias árvores na região onde moro. Mas nos últimos dias a chuva diminuiu em frequência e intensidade. Então nós passamos algumas partes do dia sem chuva. Mas o mais incrível é que é impossível de prever quando vai chover. Tem horas que olho na janela e está tudo seco e até com um tímido sol, mas é só sair da janela que desaba uma chuva muito intensa. E com a mesma rapidez que a chuva começa, ela para. Para mim é impressionante! A chuva não vai ficando fraca e então para, ela simplesmente acaba de um temporal.
Com as chuvas, todos os serviços (que já não são grande coisas) pioram. Conexão de internet, sinal do celular, a tv a cabo... Tudo fica instável! Para ir a qualquer lugar também é complicado. O trânsito fica muito pior do que já é e dependendo da intensidade da chuva as ruas ficam alagadas. Conseguir um táxi é super difícil e andar de riquixá só em caso de muita urgência! Os riquixás até andam com um "proteção" para molhar menos na época das monções, mas já peguei um com chuva e cheguei em casa bem molhada!!!

Essa é a melhor capa que eu já vi entre os riquixás aqui.

Nos finais de semana nós tentamos aproveitar para conhecer novos lugares e ter nossos momentos de turista! =)

Apesar de ter meus momentos de tédio a maioria dos dias tem passado rápido. E com a internet funcionando tudo fica menos tedioso e fico sabendo um pouquinho do que está acontecendo em casa. =)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Finalmente de volta!!!!

Depois de vários e longos dias sem internet funcionando, finalmente consigo escrever no blog de novo!!!
São tantas coisas pra escrever que é até difícil escolher um tema para o post. hehe

No último sábado nós tiramos o dia para sermos turistas de novo!!! =p Fomos a dois museus e a um lugar próximo a região de Malabar Hill. Começamos pelo Museu de Gandhi (Mani Bhavan).

 
O Museu é uma casa pequena, mas com três andares, toda dedicada a história de Gandhi. Foi desse prédio que Gandhi inciou alguns de seus movimentos e suas atividades políticas, por isso ele foi mantido como um memorial.
É tudo bem simples, mas muito significativo. As paredes das escada são cobertas com várias fotos e molduras. O térreo é uma biblioteca contendo livros que Gandhi tinha e livros sobre ele. O primeiro andar conta a história de Gandhi com fotos, desde a adolescência até seu assassinato. O que mais me surpreendeu foi uma carta que ele escreveru a Hittler durante a Segunda Guerra, pedindo (resumidamente) por paz.


O segundo andar a história é contada por maquetes. É muito interessante!!!! Mas o ponto alto é o quarto onde Gandhi costumava dormir na casa. Ele é mantido com vidros ao redor.


A visita é de graça e na entrada tem uma "balcão" vendendo livros e alguns objetos e uma caixa de ofertas para ajudar a manter o Museu. Eu comprei a autobigrafia de Gandhi, mas é em inglês, o que significa que vou levar um tempo pra terminar de ler.

O outro Museu que fomos é o "Prince of Wales Museum". É bem grande, um prédio lindo!!! Esse museu mostra um pouco sobre as religiões na Ásia, a história da Índia através de pinturas e esculturas e também porcelanas e objetos de vários países asiáticos. Eles têm peças que datam anos antes de Cristo!!!! É bem interessante.


Fomos também a uma área com vários templos hindus, onde cada templo é dedicado a um deus. Fica numa região rica, ao sul de Mumbai, mas a área ao redor dos templos em si é bem pobre. Os templos são localizados em volta de um tanque enorme. Eles acreditam que um dos deuses sentiu sede e jogou uma flecha no chão, que se abriu e jorrou água, formando o tanque. É considerado um lugar turístico e se vier a Mumbai não custa nada visitar, mas se não tiver tempo não é um lugar que vale a pena (na minha opinião).


Esse é o tanque e a próxima foto é de um dos templos.


Minha internet está estável, então não acho que terei problemas para postar no blog em breve!!!
Saudades de casa...
Beijos!!!
Monique


Fontes: Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Mani_Bhavan
http://en.wikipedia.org/wiki/Malabar_Hill

domingo, 16 de junho de 2013

Novas experiências

Sexta a noite nós decidimos ir ao cinema assistir "Man of steel" (Super Man). Então, como o Kyle sempre faz, chegamos mais cedo, compramos os ingressos (o cinema tem pouquíssimos lugares) e fomos esperar a hora da sessão no restaurante do Manchester United, que fica no mesmo shopping.
Eu já tinha ido ao restaurante antes e é um dos meus lugares preferidos. É como um oásis num deserto de críquete (apesar deles também passarem críquete na TV). O Kyle falou que em dia de jogo do Manchester o restaurante fica uma loucura em vermelho. Estou contando os dias para a temporada européia de futebol começar!
Mas pela primeira vez fui surpreendida com os garçons subindo numa bancada e uma música muito alta, como um grito de guerra. E para minha surpresa descobri que várias vezes durante o dia de trabalho, eles param tudo e cantam o hino do Manchester. Foi simplesmente maravilhoso! Fiquei tão encantada e me senti tão em casa. Se eu já gostava do lugar antes, agora lá é um pedaço do Brasil pra mim. 



Depois desse incrível início de noite nós fomos assistir o filme. E fiquei chocada com a sala de cinema. As poltronas enormes e reclináveis, com almofada e coberta. E o mais diferente é que eles servem comida, bebida e sobremesa durante a sessão, com direito a cardápio! O melhor cinema que já fui!


O nosso sábado foi normal. A melhor coisa que aconteceu foi que eu descobri que um canal de esportes  (especificamente um canal de críquete!) vai passar a Copa das Confederações! Até consegui ver uma boa parte do jogo. Já estava pirando aqui pensando que ia ficar sem acompanhar os jogos, e/ou, ainda pior, sem assistir a Copa do Mundo!

Hoje foi o tão esperado dia! Fomos almoçar na casa de Sarojini e ela se esforçou muito para nos agradar. A comida estava muito boa e ela fez um prato para o Kyle (apimentado) e outro para mim (não apimentado). 



Ela tem um filho de 11 anos, Daniel (vou falar melhor sobre eles em breve).  Hoje foi o dia de celebrar a ceia de Santo Antônio (a igreja que eles frequentam é "St Anthony") e eles reunem a família e fazem um grande almoço. Como são só os dois e é um dia festivo, ela nos convidou para almoçar com eles. Me senti muito honrada. Foi um dia muito bom e muito agradável com os dois.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Meu maior problema!!!

Eu tinha pensado em escrever um pouco sobre o que tenho feito no meu dia a dia, mas o Kyle passou muito mal ontem a noite e resolvi mudar o assunto.

Pelo pouco que vivenciei até agora, a pior parte de morar na Índia é a questão da higiene. Durante a vida, a gente a aprende que tem que lavar os alimentos antes de comer, lavar as mãos antes das refeições e outras coisas desse tipo. Mas aqui, tudo isso tem que ser levado a tal ponto que beira a neurose.
Comer salada é uma coisa perigosa! Como muitos alimentos são crus nas saladas, esse é um prato não muito indicado na maioria dos lugares.
Comprar frutas e verduras também é outra tarefa difícil! Perto de onde eu moro tem várias barraquinhas que vendem, mas só tem um lugar que a gente compra os alimentos que são comidos crus. O lugar mais confiável para esse tipo de alimento ainda são os supermercados, apesar de nem sempre terem a cara tão apetitosa quanto nas barraquinhas.
Os restaurantes têm que ser selecionados. Até restaurante dentro de hotéis internacionais não são 100% confiáveis. Então o jeito é tentar a sorte. Lugares tipo lanchonetes pequenas e barraquinhas na rua são completamente proibidos!!!
A água é outro problema! Aqui em casa nós temos um filtro, mas só usamos a água filtrada para cozinhar. Para beber mesmo, só garrafa de água mineral. Vários lugares na cidade têm bebedouros, mas como diz o Kyle beber dessa água é morte instantânea! hehe Normalmente a água desses bebedouros é muito turva.
Mas de todos os problemas, o que me deixa mais neurótica é a mão!!! Lavar a mão nunca pode ser uma tarefa rápida. Tem que ser minuciosa e demorada. Ao chegar em casa, a primeira coisa que fazemos é lavar a mão. Ao chegar a um restaurante o procedimento é o mesmo. Se a gente pegar um riquixá então, no lugar de destino nós procuramos um banheiro para lavar a mão. Para mim, que vivo colocando a mão no olho, na boca e no rosto como todo isso é quase uma tortura!!!! Tenho que me lembrar o tempo todo que não posso colocar a mão no rosto.
Até depois cumprimentar as pessoas nós temos que lavar as mãos (sem que fique muito óbvio que esse é o motivo). De acordo com o blog Indi(a)gestão, os indianos usam a mão para se limparem depois que usam o banheiro. Eles também comem com as mãos (sem o uso de talher), então de acordo com o mesmo blog, normalmente a mão direita é para comer e a esquerda para se limpar no banheiro (apesar do Kyle garantir que já viu gente comendo com a esquerda).

Apesar de todos esses problemas com a higiene na Índia, ainda não passei mal com nada. E isso é um fato impressionante, já que estou aqui a quase duas semanas. Acho que tenho muitos anticorpos!!! hehehe

Eu e o Kyle fomos convidados pela Saronjini para uma ceia no domingo, que vai acontecer onde ela mora. Estou ao mesmo tempo muito entusiasmada, por poder vivenciar isso, e muito preocupada com relação a comida (por ser comida indiana e também pelo nosso grave problema de higiene). Espero que tudo ocorra bem e com certeza postarei aqui como foi a experiência dentro de uma "comunidade" indiana.

E para terminar o assunto, o Kyle acordou se sentindo bem melhor hoje!!! Graças a Deus!!! =)

**************************************************************************

A Lary e o tio Aluizio escreveram a respeito de propor temas. Eu acho a ideia muito boa! A Lary quer saber mais sobre como as pessoas se vestem aqui, mas ainda não tenho fotos de tudo que quero mostrar. Outros assuntos que vou postar com certeza é sobre a comida e o trânsito. Caso alguém tenha curiosidade sobre um assunto específico é só escrever que vou fazer o melhor que puder para responder!



Fonte: Indi(a)gestão
http://indiagestao.blogspot.com.br/

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Observações e curiosidades

No caminho para a região sul nós passamos por vários caminhões. E a maioria deles é enfeitada e colorida. Tentei tirar fotos várias vezes, mas como estavamos ambos em movimento as fotos não ficaram lá grandes coisas.


Também no caminho eu vi minha primeira vaca (ou boi, não sei) na beira da estrada. Mas estava do outro lado da pista e a foto também não ficou muito boa. =/



Aqui é definitivamente um lugar de contraste. De acordo com o Kyle, o sul de Mumbai é uma das áreas mais valorizadas do mundo, e portanto, é super caro comprar qualquer propriedade lá. Mas pra quem vê de fora isso é quase impossível de acreditar! A arquitetura das construções é linda e quase todos os prédios ainda são da época que os ingleses dominavam a Índia, mas a manutenção é precária. Então todos os prédios maravilhosos estão caindo aos pedaços. A área também é muita suja e tem muito mendigo. De acordo com o Kyle também, eu tive sorte porque os mendigos costumam ser até um pouco agressivos quando vão pedir dinheiro (fato que não presenciei). Outro contraste é quando se anda entre as barraquinhas. São coisas muito simples e baratas, mas a loja em frente muitas vezes é alguma marca internacional como Nike, Puma e etc. Na mesma região (às vezes na mesma rua) você encontra tapetes e jóias de milhares de dólares e também buginganga de alguns centavos.
Um grande exemplo desse contraste é o fato da casa considerada a mais cara do mundo (cerca de 1 bilhão de dólares) estar aqui, uma cidade onde um pouco mais de 50% da população vive em favelas. A casa é o prédio mais alto que aparece na foto (prédio inteiro é uma casa!).


Uma coisa meio irritante aqui é que as lojas sempre têm atendentes demais!!! São muitos funcionários desnecessários. Então eles não dão espaço!!!! Quando você fala pra um que está só olhando as coisas, aparece outro querendo te ajudar. Até desanima olhar determinadas coisas, porque eles ficam em cima o tempo todo!!!!

E a última observação do post de hoje é sobre a Coca-Cola. Ela é muito ruim!!! Na verdade todos os refrigerantes são, mas como sinto falta da pretinha brasileira... hehehe Os refrigerantes aqui são quase totalmente sem gás!!! É raro ver alguma bolinha no copo. Reclamo com o Kyle todas as vezes que vou nos restaurante!!! =p



Para terminar o post de hoje, vai a foto do meu primeiro almoço indiano!



A moça que trabalha aqui em casa (Saronjini) cozinhou pra mim hoje pela primeira vez. Adiei o máximo que pude, mas tive que encarar os milhares de sabores num mesmo prato. Foi interessante! Não delicioso, mas interessante. Em breve vou escrever melhor sobre a comida indiana e também sobre Saronjini.



Fontes: Top 10 mais e Wikipedia
http://top10mais.org/top-10-casas-mais-caras-do-mundo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombaim

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dia de Turista!

As postagens no blog serão um pouco mais complicadas do que eu imaginava. A minha internet em casa é muito ruim e com as chuvas tudo fica pior por aqui.

Como comentei na última postagem, no sábado, 08, nós fomos ao sul de Mumbai. É nessa região que fica o Gateway of India e o Taj Mahal Palace, além de muitas barraquinhas vendendo basicamente as mesmas coisas. São vários quarteirões com barraquinha na calçada, um enorme camelô indiano!!!!
O Gateway of India é um monumento na forma de arco construído em 2 de Dezembro de 1911. Foi construído durante o período que a Índia era dominada pelos ingleses, em comemoração a chegada do Rei George V e da Rainha Mary em Mumbai. Foi  alvo de dois ataques terrorista em 2003 e um em 2008 (que também teve o Taj Mahal Palace e outros lugares como alvos).



Também é possível fazer um passeio de barco com destino a Ilha do Elefante, a partir do Gateway. Nós preferimos não arriscar, já que de acordo com a previsão do tempo poderia chover a qualquer momento.

Outro ponto turístico é o Taj Mahal Palace. É o hotel mais luxuoso de Mumbai (e mais caro, claro). O hotel abriga lojas como Louis Vuitton, Dior e outras do mesmo nível. Também alguns restaurantes com chefs super famosos. É realmente um Palácio!!!


Das barraquinhas não deu pra tirar fotos porque era muita gente junta e eu não queria perder a câmera. Outra curiosidade foram as charretes (que eu acredito serem para passeios). Todas bem enfeitadas!


Ao sul de Mumbai também fica a estação ferroviária Chhatrapati Shivaji. Nós passamos de táxi pela frente, mas não descemos. O terminal foi contruído em 1888 e é considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.



Mas apesar de todas as coisas novas e interessantes, o ponto alto do dia foi o Kyle como estrela de Hollywood. hehe Eu já tinha lido sobre isso, mas vivenciar foi simplesmente hilário!!!! Nós estávamos tirando fotos, como qualquer turista, quando um dois jovens indianos nos pararam e pediram pra tirar fotos. Como sempre acontece em lugares turísticos, o Kyle se ofereceu pra tirar fotos deles e eu (como já tinha lido sobre isso) falei pra ele que na verdade os indianos queriam uma foto nossa. E assim aconteceu! Eles tiraram uma foto de nós dois e depois cada um deles tirou foto com o Kyle. E um outro grupo com 2 chegou pra perto e aproveitou o momento popstar. Eu não conseguia parar de rir!!! Até que tivemos que sair meio correndo porque outros indianos já estavam cercando o Kyle e até tentaram chamar a atenção dele para pedir pra tirar fotos.


Bom, esse foi o resumo do que a gente viu na região sul de Mumbai. A região também é famosa pelas várias lojas que vendem tapetes, lenços, jóias, entre outras coisas. Outra curiosidade é que os riquixás são proibidos no sul de Mumbai (isso deixa a região menos barulhenta! =p).


Fontes: Wikipedia e CI
http://en.wikipedia.org/wiki/Gateway_of_India
http://www.ci.com.br/guia-mundo/especial-cidades.mumbai

domingo, 9 de junho de 2013

Visão geral da primeira semana

Vai ser bem difícil expressar todas as minhas impressões desses primeiros dias em um post. A melhor forma que eu encontrei pra organizar tanta coisa é falar hoje sobre minha visão geral e depois fazer um post sobre os assuntos específicos como tráfego, roupas, indianos... Senão esse post não vai ter fim!!! =p

Tudo começou no aeroporto... Sair do avião foi dentro da normalidade, até que descemos as escadas para a área de imigração. Eram três filas tão longas que acho que somando as filas da Gol e da Tam, no Galeão em véspera de feriado, não chega a quantidade de pessoas naquele saguão. Ficamos tanto tempo na fila que nem lembro quanto tempo foi... hehe
Passamos pela imigração e tudo foi como em qualquer aeroporto. Pegar as malas, passar pelo Duty Free... E então você começa a entrar no sistema da Índia (ou de Mumbai, não sei). Todas as malas passam pelo Raio-X e todas as pessoas pelo detector de metal. (Isso é padrão em todas as lojas, shoppings, hoteis, supermercados... não tem como fugir disso aqui).
Ao sair do aeroporto (fresco por causa do ar condicionado) o choque térmico foi imenso! Mesmo às 3h da madrugada estava muito quente e muito úmido!!!
O que me foi dito é que por aqui se tem basicamente duas estações: calor ou chuva. E nós estamos chegando a época das monções, onde, supostamente, chove todos os dias de Junho a Outubro. De acordo com as pessoas daqui, esse ano deve começar no dia 10 (mas desde de ontem tem chovido um pouco).
A tarefa mais difícil da semana foi dormir no horário certo!!! Eu estou à 8h30min a mais que no Brasil. Então durante vários dias eu ia dormir à 1h da manhã e acordava às 3:30 completamente sem sono!!! Até conseguir dormir de novo era uma luta! Falei com o Kyle que 3:30 era o meu horário, pois quase todos os dias eu estava acordada a essa hora. Até que na quarta feira o Kyle me acordou às 8:30 da manhã (após uma noite muito mal dormida) e eu passei o dia inteiro prostrada e morrendo de sono. Ainda não consigo dormir com a mesma facilidade que no Brasil, mas pelo menos agora eu estou conseguindo dormir melhor.
Essa semana se resumiu a desfazer mala (tarefa concluída), acostumar com o fuso horário (tarefa em progresso) e conhecer um pouco a região onde moro (o que vou contar melhor em um outro post). Então num geral a semana passou bem rápida.

Hoje nós fomos a parte sul de Mumbai, que é considerada a região turística. Amanhã vou tentar escrever sobre isso (com direito ao Kyle sendo tratado como estrela de Hollywood! huahua).

Até agora estou gostando muito de vivenciar tudo isso! Tudo é muito diferente! Não sei como vão ser as coisas daqui pra frente, mas de uma coisa tenho certeza: Será um experiência inesquecível!!!


sábado, 8 de junho de 2013

Um, dois, três... Testando...

Pensei muito a respeito e acho que escrever um blog é a melhor forma de me comunicar com as pessoas que estão a 8h30min de diferença do meu horário! =)
Aqui, vou tentar expressar um pouco sobre o meu dia a dia (que provavelmente não será muito excitante) e também sobre minha visão e como estou lidando numa terra com costumes, língua e cultura tão diferente dos nossos.
Apesar de estar com quase uma semana de atraso (por causa da falta de internet em casa) ainda não é tarde para começar.

Bem vindos a Mumbai!!!!