sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Eu no ocidente: ***Barcelona***

Minha última parada foi Barcelona. Quando estava planejando a viagem, escolhi finalizar com a cidade mais famosa e turística da Espanha. E tem muitos turistas!!!! Nunca vi tantos turistas como lá. Todos os lugares que fui estavam lotados. Em alguns era até difícil para tirar foto.

Barcelona é a capital da região da Cataluña, a região mais industrializada e rica da Espanha. Eles possuem sua própria língua, o catalão, e são separatistas. Em todos os prédios, há pelo menos um apartamento com a bandeira da Cataluña. A muitos anos eles querem ser independentes da Espanha e formar seu próprio país, o que cria uma rivalidade imensa com Madri (não só no futebol). 

O fato de possuírem outro idioma me deixou um pouco receiosa em relação a estudar em Barcelona. Todos os letreiros e sinalizações são em catalão, e isso atrapalha um pouco o aprendizado porque não se vê espanhol nas ruas. Mas todas as pessoas sabem espanhol e, a não ser que a pessoa se recuse a falar em outra língua que não o catalão (o que pode acontecer), dá para se comunicar sem problemas. 

Cheguei em Barcelona no sábado e depois de descansar um pouco comecei minha vida de turista. Barcelona é uma cidade com muitas opções mas muito cara. Todas as visitas a monumentos são, pelo menos, o dobro dos preços das outras cidades. Como são muitos lugares para visitar e nem tanto tempo, eu dividi a cidade por áreas e fiz um plano do que eu queria ver em cada dia da semana depois das aulas. Dá para chegar em quase qualquer lugar de metrô. E onde o metrô não chega há linhas de ônibus. 

Meu lugar preferido foi a fonte mágica de Montjuic, que fica na Plaza Espanya. Entre às 9 e 11 horas da noite a fonte "dança" ao som de diferentes músicas. É realmente mágico!!!! Acredito que foi inspirado nas fontes do Belaggio em Las Vegas, mas eu gostei mais a de Barcelona. Eu visitei a fonte no primeiro e no último dia! Fiquei super encantada e para mim é a melhor atração da cidade.



Outro lugar encantador é o Parc Guell. Foi desenvolvido por Gaudi e tudo o que Gaudi fez na cidade é atração turística. Suas obras são realmente impressionantes. É um lugar imperdível e super agradável!!! 




A obra mais famosa de Gaudi é a Sagrada Família. A igreja tem duas fachadas diferentes e cada uma tem um significado. Eu visitei tantas igrejas na Espanha e no exterior elas são diferentes, mas no interior ela são muito parecidas. Isso e o preço da entrada me desencorajaram e decidi não fazer a visita do interior, então só posei para foto na frente mesmo. hehe Ela é bem imponente e os detalhes são impressionantes!!!  



A outra obra de Gaudi que visitei foi a Casa Batlô. A casa parece ter sido tirada de um desenho animado e tanto o seu exterior quanto o interior são super interessantes. É intrigante pensar no porque alguém construiria uma casa assim. 



Outro ponto turístico de Barcelona é a sua praia. Como no verão só começa a escurecer 9 horas da noite, a praia fica cheia o dia inteiro. É uma praia bonita, mas não chega perto das praias do Rio, por exemplo.




Também andei pelas Las Ramblas (a rua mais famosa de Barcelona), pelo bairro gótico, pela área do porto, vi a catedral, a La Pedrera (outra obra de Gaudi), o Arc de Triomf, fui ao Parc de la ciutadella, ao Parc de Montjuic, fui a uma apresentação no Palau de la Musica Catalana e também a uma festa tradicional no bairro de Gracia.

Mas de todas as experiências a mais emocionante foi o jogo do Barcelona!!! O jogo foi fácil, terminou 7x0 para o Barça, mas eu amei tudo!!!! Vi o Messi e o Daniel Alves jogarem e também foi a estreia do Neymar no campeonato espanhol. E a torcida está realmente empolgada com ele!!! 



Minha semana em Barcelona foi ótima e fechei com chave de ouro o meu tempo na Espanha! =) 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Eu no ocidente: ***Córdoba***

 Na semana que fiquei em Sevilha teve um feriado nacional, no dia 15 de Agosto, e consequentemente, não tivemos aula. Meu primeiro plano era ir à Granada e visitar a famosa Alhambra, mas esse monumento tem restrições quanto ao número de visitantes e com mais de uma semana de antecedência já não tinha mais entradas a venda. Então depois de pesquisar um pouco e levando em conta também a proximidade eu escolhi Córdoba. 

Córdoba fica a 50 minutos de Sevilha (indo de high speed train) e é uma cidade pequena, mas com muita história. Fui com outras duas meninas da escola e saímos de Sevilha pela manhã. Chegando lá, como teríamos pouco tempo, decidíamos ir no ônibus turístico. O ônibus roda a cidade toda contando a história dos lugares onde passa e a gente pode descer em qualquer parada e depois pegar o próximo. 

O primeiro lugar que fomos foi o Real Alazares. A construção em si não é tão bonita quanto a de Sevilha, mas os jardins são maravilhosos!!! Passamos a maior parte do tempo no jardim, lindo demais! 



Da torre do palácio da para ver uma boa parte da cidade e é uma vista muito bonita. E dá para ver a Ponte Romana também, um dos pontos turísticos da cidade. Ela foi construídana época que a Espanha era dominada pelo império romano.


A ponte romana termina no Portal da cidade, que era a entrada da cidade na época que tinha muralhas ao redor.



Andamos pelo centro histórico da cidade, onde as ruas são bem estreitas. Fizemos esse tour com uma guia e ela nos levou a uma das ruas mais estreitas do mundo que leva à menor praça do mundo. Outro lugar que visitamos foi uma praça famosa por estar descrita no livro de Don Quixote.



Nossa última visita foi a Mesquita-Catedral. A mesquita foi construida quando a Espanha foi dominada pelos árabes. Com a reconquista pelos reis católicos, todos os "símbolos" mulçumanos foram retirados e colocados "símbolos" católicos e parte da mesquita também foi demolida para a construção da catedral. De todas as igrejas que visitei foi, sem dúvida, a que eu mais gostei. Muito bonita e diferente.




Voltamos para Sevilha no fim do dia. Simplesmente amei a visita e a cidade é encantadora!!!! Valeu a pena a viagem!!!


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Eu no ocidente: ***Sevilha***

Eu estava super animada para conhecer Sevilha. Tudo o que tinha lido a respeito me encantava e os problemas que tive em Madri só me fizeram ficar mais ansiosa para conhecer essa cidade.
De cara eu adorei a Consuelo (dona da casa onde fiquei)! Super simpática e me fez sentir muito a vontade. No sábado que cheguei ela preparou um jantar super especial e já entrei no clima dos Sevillanos.
 
 
 
Outra coisa boa que aconteceu no início foi que minhas amigas de Salamanca aproveitaram para passar o fim de semana em Sevilha também e pude estar com elas mais uma vez. São pessoas muito especiais que conheci nessa viagem!
 

 
Em Sevilha faz muito calor!!! Muito mesmo!!!! Teve dias de 45°C à sombra. Então sair a tarde é só para turista. E tentei ver tudo o que pude, mesmo nesse calorão.

O ponto alto, na minha opinião, é a Praça Espanha (Plaza España). É de tirar o folêgo de tão linda! Fui mais de uma vez, apesar de ser um pouco distante da minha casa. Sem dúvida meu lugar preferido. A foto definitivamente não faz jus a praça.
 
 
 
Outros lugares que visitei foi a Catedral e Giralda (considerada a maior catedral no estilo gótico do mundo), Alcazar Real, Casa Pilatos, Plaza de Toros, vi a Torre de Oro e fui a uma apresentação de flamenco. Além de caminhar muitos pelas estreitas ruas, típicas das cidades antigas espanholas.
 
A escola teve seus prós e contras. Todos da minha classe eram super simpáticos!!!! E foi muito bom conhecê-los. Mas o ritmo das aulas eram bem mais lentos que das outras escolas.
 


Catedral e Giralda
 
Em Sevilha encontrei tudo o que eu pensava e esperava da Espanha. É um lugar incrível e onde a "cultura espanhola" é muito forte. Simplesmente amei a cidade!!!!


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Eu no ocidente: ***Madri***

Está sendo um pouco difícil escrever por aqui. Como estou ficando só uma semana em cada cidade tenho ficado muito tempo na rua tentando ver tudo que eu posso, e escrever no blog acaba ficando para segundo plano.
 
Madri é uma cidade super diversificada. Tem prédios e monumentos muito antigos e também é bem moderna. Seu centro histórico é lindo e a cidade possui muitos museus e parques.
Para quem gosta de arte, Madri tem várias opções. Eu fui a dois museus, ao Museo del Romanticismo, com a escola, e ao Museo del Prado. E descobri que não sou uma boa apreciadora de arte. Mas o "Prado" é parada obrigatória para quem visita a cidade.

Museo del Prado

Outros monumentos que visitei foram o Palácio Real, o Templo Egípcio, a Catedral e outras igrejas. O Palácio é lindo e dos monumentos foi o que mais gostei.
 

Palácio Real
 

Templo Egípcio
 
Fui também a muitas praças, alguns parques, ao Arco do triunfo e às duas "Portas" da cidade Puerta de Toledo e Puerta de Alcalá. As praças em geral são lindas, e a minha preferida é a Puerta del Sol.
 
Puerta del Sol 

Puerta de Alcalá 

O parque do Retiro foi o meu lugar preferido em Madri. É lindo e tem lugares especiais para se visitar com o estanque (onde se pode alugar uma canoa) e o Palácio de Cristal.
 
Parque do Retiro - Palácio de Cristal
 
Minha experiência em geral foi meio conturbada porque tive alguns problemas na casa em que morei e senti muita saudade de Salamanca. Tudo em Salamanca para mim funcionou melhor: a casa, a escola, os professores, a comida... Enfim, o ínicio foi bem complicado. Mas fechei minha semana com chave de ouro jantando numa churrascaria brasileira!!!! =) Como estava com saudades da nossa carne... hehe 
 

sábado, 10 de agosto de 2013

Eu no ocidente: ***Toledo***

Minha passagem por Toledo foi bem rápida. Fui com as amigas que fiz na escola. Saímos de Salamanca no sábado de manhã, passamos o dia em Toledo e fomos no fim da tarde para Madri.

O centro histórico de Toledo é uma cidade dentro da cidade. Fica no alto de um "morro" e é cercado por muralhas. Todas as construções dentro dos muros são bem antigas, as ruas muito estreitas e sempre em ladeiras. É uma cidade muito histórica, onde cristãos, mulçumanos e judeus conviveram por muitos anos.
Tem muitas igrejas católicas, uma mesquita e uma sinagoga. Para vistar todos os lugares tem que pagar e essa é a parte ruim de Toledo. Para ver todos os lugares históricos tem que levar algum dinheiro.
É muito interessante porque parece que estamos dentro de um filme de época, cerco por muralhas e ruas onde carros não conseguem passar. A catedral é linda e tem visita para subir nas torres, mas essas visitas têm horários marcados. No topo da "cidade" fica o Alcazar, onde hoje é um museu do exército. É uma construção muito imponente.

Portal de entrada

Entrada

Catedral 

Alcazar 

Muralha e entrada

A viagem foi boa como experiência e para conhecer novos lugares e realidades, mas é bem cansativo, porque sempre temos que subir ladeira, e uma cidade que um dia é suficiente. Foi interessante, mas não é um lugar que eu gostaria de voltar.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Eu no ocidente: ***Salamanca***

Escrever sobre Salamanca agora vai ser bem tendensioso porque estou em Madri a alguns dias e tenho feito muitas comparações entre minhas experiências passadas na duas cidades. =)

Salamanca é uma pequena cidade localizada no oeste da Espanha, bem pertinho de Portugal. É uma cidade universitária, e sua universidade foi a primeira da Espanha e a quarta da Europa. A grande tradição de Salamanca é encontrar uma rã na fachada da Universidade (e ninguém sabe explicar qual é o significado da rã).




É uma cidade muito agradável e tranquila. Tem algumas linhas de ônibus, mas pode se chegar a quase todos os lugares caminhando (e aproveitando a arquitetura da cidade). Possui muitas construções antigas e o centro histórico da cidade é muito lindo!
O coração da cidade é a Plaza Mayor, considerada por muitos a praça mais bonita da Espanha e é simplesmente linda!!! A noite a praça fica iluminada e cheia de gente o que a deixa ainda mais bonita.




Outras jóias da cidade são as catedrais. Elas são chamadas de Catedral Velha e Catedral Nova (que está completando 500 anos). São praticamente grudadas e se encontram uma "de costas" para outra. São fantástica!!! Há possibilidade de subir nas torres através da exposição Ieronimus. É muito interessante e do alto tem-se a visão da cidade toda.




 Tem outros pontos históricos como a Casa das Conchas, o Jardim de Calixto e Melibea, dois antigos conventos, uma ponte romana (do século I) e outros lugares que agora não me lembro os nomes.

Minha experiência em Salamanca foi incrível!!!! Adorei a escola, os professores, a família com quem morei, conheci pessoas ótimas e fiz boas amigas. Até uma aula de salsa eu fiz!!! hehehe
O espanhol se mostrou um pouco mais difícil do que eu esperava e conjugar os verbos corretamente tem sido um grande desafio!
Deixar Salamanca foi muito difícil e todos os dias desde que sai eu penso no quanto gostaria de estar lá. Já se tornou um lugar inesquecível para mim.



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Eu no ocidente: ***Roma***

Fiquei em Roma só dois dias (ou três noites) o que significa que andei muito para tentar fazer tudo o que queria. Para minha felicidade, eu passei esses dias na companhia de pessoas muito especiais!!! Sila, Elane, Mariá, Manu e João foram excelentes companheiros de viagem! Nos divertimos bastante e matei um pouquinho da saudade de casa.

Fiquei perto da Fontana di Trevi, então no dia que cheguei fui agraciada com a visita a essa maravilhosa fonte. É muito linda e tem um lenda que a pessoa que joga uma moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo voltará a Roma. Então a fonte tem muitas moedas no fundo!!!! A noite tem tanta gente que é quase impossível chegar perto.
Tive problemas a noite devido a diferença de fuso horário e por isso acordei muito cedo na sexta. Graças a minha insônia consegui tirar um foto na Fontana vazia. Fato raro para um turista em Roma.


Fui também a Piazza di Espagna que tem uma fonte na base, uma escadaria enorme e uma igreja no topo. É bem bonito.



Depois do café da manhã começamos nossa jornada em direção ao centro histórico. O dia foi muito longo e visitamos muitos lugares, por isso não vou falar muito sobre todos. A melhor forma de conhecer Roma é andando. É bem cansativo, até porque estamos no verão e o sol estava muito forte, mas em todos os lugares há alguma coisa para se ver e apreciar. Passamos pelo monumento que é conhecido com "bolo de noiva", fomos ao Cárcere Mamertino (onde Paulo ficou preso), ao Coliseu (simplesmente indescritível!!!!), as ruínas do Forum Romano e ao Panteon. Vimos também o Arco de Constantino, mas estava em processo de restauração e o Museu Capitólio, que não visitamos.
Levamos um dia inteiro para fazer esses passeios. São todos pertos, menos o Panteon (mas dá para ir caminhando). Tudo que se vê é muito impressionante e o Coliseu é definitiva e merecidamente o símbolo máximo de Roma. 

Coliseu

Vista do Forum Romano 

Panteon

No sábado fomos ao Vaticano. Visitamos primeiro o Museu, que é imenso!!! Estávamos muito cansados do dia anterior, então não fomos em todas as seções. Nos focamos nas que queríamos ver que eram as Salas de Rafael e a Capela Sistina. Mas no geral o museu é muito diversificado e interessante. Para entrar na Capela Sistina (onde acontece a escolha de um novo papa) precisa estar com os ombros cobertos, por isso é necessário levar um lenço caso esteja de roupa de manga.

Uma das salas de Rafael

Fomos também a Basílica de São Pedro, que é quando se entra mesmo no Vaticano. A entrada do Vaticano é a Praça de São Pedro e tem-se uma visão do Estado. É muito grandioso!!!! 
Para entrar na Basílica é MUITO importante estar com os ombros e as pernas (até a altura do joelho) cobertos (nem que seja com um lenço). Eles não deixam entrar mesmo!!!! E a todo momento durante a visita tem algum segurança conferindo se a saia (ou vestido) está comprida o suficiente.
De todos os lugares que visitei, a basílica foi o meu segundo lugar favorito (depois do Coliseu, claro). É muita linda e grandiosa! 

Dentro da Basílica de São Pedro

Vista da Praça de São Pedro  

Vista da Basílica


Foi uma viagem incrível e sem dúvida um lugar que gostaria de voltar. Em dois dias vi muita coisa, mas acho que se pudesse ficar mais algum tempo poderia ter feito as coisas com um pouco mais de calma, e, consequentemente, apreciado melhor toda essa maravilha que é Roma.